top of page
Buscar

TERAPIA COMBINADA COM LED TERAPIA

Foto do escritor: sthefanyfqueensthefanyfqueen


Dentro do protocolo de Bioplacenta podemos combinar procedimentos para melhores resultados. É o caso da led terapia, tratamento que visa o rejuvenescimento da pele estimulando-a com a aplicação de ondas de luz de LED, esse procedimento tem apresentado resultados significativos para recuperação e cicatrização da pele sem grandes riscos e efeitos colaterais. Produzida a partir de equipamentos com cristais semicondutores emissores de LEDs (lightemission diodo), ela promove um aumento do metabolismo celular através de uma reação fotoquímica causada pela penetração da luz para tecidos superficiais e profundos dependendo basicamente do seu comprimento de onda variando assim sua coloração. A incidência da luz ativa fotorreceptores encontrados nas células do organismo como flavoproteínas, porfirinas, citocromos, tirosinas, dentre outras, agindo assim na sua biomodulação. É classificada como uma terapia não ablativa (não danifica a cútis), atérmica(não gera calor) e por isso não promove a foto termólise. Possui uma luz de espectro não colimada e não coerente (comprimentos de ondas diferentes). É um tratamento indolor, seguro e de fácil execução. É indicada para tratamentos de estrias, olheiras, hipercromia, rejuvenescimento, acne, além de ajudar em processos inflamatórios e nas fases da cicatrização. As cores mais comumente utilizadas na led terapia são: LED azul (420- 490 nm): este LED é bastante eficaz no tratamento de pele acneica por suas propriedades bactericidas, combatendo bactérias da superfície da pele, como a Propyonibacterium acnes, principal causadora da acne. Aumenta a hidratação tecidual da pele e é eficiente no clareamento de manchas; LED verde (515- 570 nm): inibe os melanócitos que promovem a hiperpigmentação cutânea; LED âmbar (590 nm): promove a síntese de colágeno e elastina, melhorando a elasticidade das suas fibras e protegendo-as de rupturas. Além disso, aumenta a microcirculação, estimula o metabolismo celular e melhora a hidratação tecidual. Imagine que o LED âmbar seja propriamente a mistura do led azul e vermelho. • LED vermelho (620 nm): possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes que atuam na prevenção de queloides, além de estimular a liberação de substâncias endógenas vasodilatadoras de forma natural, melhorando a microcirculação sanguínea. E contribui para o rejuvenescimento da pele estimulando colágeno. 

No protocolo de bioplacenta sugerimos a aplicação do led azul( para hidratar ) antes da aplicação do produto de bioplacenta  e LED vermelho (para ajudar na recuperação ) depois do produto com o estimulo de microagulhamento .

Apesar de ser completamente segura e pouco agressiva, a LED terapia é contraindicada em algumas condições: • Pessoas com dermatose por fotossensibilidade; • Pacientes que fazem uso de tretinoína ou isotretinoína; • Portadores de câncer no local a ser tratado; • Gestantes e lactantes; • Pacientes que fazem uso de substancias fotossensibilizantes • Pessoas que sofrem de glaucoma.

Durante o tratamento com LED, deve ser evitado produtos com substancias fotossensibilizantes na pele.

As substancias fotossensibilizantes (sulfonamidas, antraceno, fenantreno, piridina, acridina, fenotiazinas, cloropromazinas, porfirinas, eosina, flavina, hidrocnona etc.) tornam a pele e mucosas mais sensíveis à luz ou às radiações ultravioletas. A fotossensibilidade induzida por medicamentos (ou induzida por sensibilidade ao sol) desenvolve-se quando um medicamento, que normalmente não causa sensibilidade, sofre foto ativação à medida que interage com a luz UV quando entra na pele. Como parar estes medicamentos nem sempre é possível, é importante entender como proteger a pele dos raios solares.

Fotossensibilidade é uma reação incomum de sensibilidade extrema da pele quando exposta à luz do Sol ou a fontes luminosas artificiais, induzidas por substâncias químicas. As reações podem se instalar em menos de 30 minutos ou até após dias, e podem deixar marcas e lesões nas áreas expostas à luz e nas áreas cobertas, nos casos mais severos, dificultando o diagnóstico, quando isto ocorre. Geralmente, ela pode ser dividida em dois tipos: fototóxica e fotoalérgica: 

- Fototóxica: resulta da liberação de energia por agentes fotossensibilizantes e pode provocar danos a longo prazo na pele. Mais comum, pode ser observada minutos ou horas após o contato com o agente agressor associado aos raios solares (reações causadas pelo sumo do limão e sol). As reações são locais, ou seja, apenas na parte que foi exposta ao agente fotossensibilizante. Não há envolvimento imunológico nesse caso, e pode ocorrer com qualquer indivíduo. A foto ao lado exemplifica uma reação fototoxica que parecem com eritema solar grave.

Fotoalérgica: mais rara, ocorre quando uma substância química induzida pelos raios UV alteram moléculas da pele, transformando-as em novas substâncias. Isso provoca uma resposta do corpo, que ataca essas novas moléculas (diferentes) formadas. Demora mais tempo para poder ser observada, pois necessita de contato prévio com a substância para que ocorra essa sensibilização. As reações costumam aparecer entre um e três dias após o contato e não se limitam ao local atingido, podendo se espalhar para o resto do corpo. A foto ao lado exemplifica a reação fotoalérgica que parecem mais comum com a da dermatite atópica. 

Quando os raios ultravioletas atingem a pele fotossensível, o mais comum é a ocorrência de algum tipo de dermatite (erupções cutâneas provocadas pela substância agressora). Prurido (coceira), machucados, vermelhidão e pequenas bolhas também podem surgir.

Se você deseja opções de ativos não fotossensibilizantes aqui estão alguns mais usados especialmente para manchas e rejuvenescimento e até acne:

Ácido Ascórbico (Vitamina C) para mancha rejuvenescimento e hidratação

Ácido Ferúlico- Rejuvenescedor e clareador.

Ácido Hialurônico – rejuvenescimento através da hidratação.

Ácido Retinoico – Rejuvenescedor, clareador. Melhora cicatrizes

Ácido Glicólico- Rejuvenescedor, clareador. E melhora cicatrizes e acne

Lembrando que após aplicação de cosméticos com uma dessas substancias acima deve aplicar o protetor solar. (2 x antes da exposição ao sol)

Para e-book gratuito:


Me acompanhe nas redes sociais

Instagram @sthefanyfqueen

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

©2020 por Sthefany Fqueen. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page