
Dediquei esse espaço em meu bllog para passar essa informação que por sinal é muito importante saber antes de enfrentar um procedimento invasivo (hyaluronic pen, derma pen, derma roller, peeling profundo, micropigmentação, jato de plasma e outros que causam inflamação/sangramento na pele).
As alergias alimentares são reações adversas à saúde desencadeadas por uma resposta imunológica específica que ocorrem de forma reprodutível em indivíduos sensíveis após o consumo de determinado alimento. Geralmente, os sintomas das alergias alimentares aparecem poucos minutos após a ingestão do alimento alergênico. Todavia, em alguns casos os efeitos adversos podem ser mais demorados. Os sintomas podem afetar diferentes partes do corpo e apresentam severidade variada. A manifestação clínica mais grave é a anafilaxia, que pode levar os indivíduos a óbito se não for tratada rapidamente. Mais de 170 alimentos já foram identificados como alergênicos. Entretanto, cerca de 90% dos casos de alergia alimentar são ocasionados por apenas oito alimentos: ovos, leite, peixe, crustáceos, castanhas, amendoim, trigo e soja. Portanto, indivíduos com alergias alimentares podem desenvolver reações adversas graves a alimentos que são consumidos de forma segura pela maior parte da população, mesmo quando ingeridos em pequenas quantidades. Como não existe cura para a alergia alimentar, a restrição no consumo dos alimentos alergênicos é a principal alternativa para prevenir o aparecimento das complicações clínicas. Consequentemente, o acesso a informações corretas sobre a composição dos alimentos é essencial para proteger a saúde de indivíduos com alergias alimentares.
Os principais alimentos alergênicos foram definidos em função de sua relevância para a saúde pública, considerando os dados científicos e as referências legais existentes, e compreendem:
✓ Trigo, centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas;
✓ Crustáceos;
✓ Ovos;
✓ Peixes;
✓ Amendoim;
✓ Soja;
✓ Leites de todas as espécies de animais mamíferos;
✓ Amêndoa (Prunus dulcis, sin.: Prunus amygdalus, Amygdalus communis L.);
✓ Avelãs (Corylus spp.);
✓ Castanha-de-caju (Anacardium occidentale);
✓ Castanha-do-brasil ou castanha-do-pará (Bertholletia excelsa)
✓ Macadâmias (Macadamia spp.);
✓ Nozes (Juglans spp.);
✓ Pecãs (Carya spp.);
✓ Pistaches (Pistacia spp.);
✓ Pinoli (Pinus spp.);
✓ Castanhas (Castanea spp.);
✓ Látex natural.
SAIBA MAIS A FUNDO SOBRE ESSES ALIMENTOS ALERGÊNICOS:
Leite Cerca de 90% dos casos de alergia alimentar estão relacionados ao leite de vaca e surgem na infância precoce. Ao contrário da intolerância à lactose, distúrbio que envolve apenas a deficiência de uma enzima, a alergia às proteínas do leite envolve uma resposta maior do sistema imunológico. Tal resposta pode ser imediata (os sintomas aparecem poucas horas após o consumo) ou tardia (os sinais podem levar de três horas a três dias para aparecer). A alergia tardia ao leite de vaca é a mais comum e, por seus sintomas aparecerem muito tempo depois do consumo do alimento, tem seu diagnóstico bastante dificultado.
2. Ovo A albumina, proteína do ovo, é usada em marshmallows, comidas congeladas e outras misturas para alimentos. A clara também está entre os principais alimentos alérgenos.
3. Trigo, aveia, cevada e centeio O glúten presente nesses alimentos pode causar alergia a crianças portadoras de doença celíaca.
4. Peixe O peixe estragado apresenta altos teores de histamina (que causa reação alérgica intensa), mesmo antes que haja alteração do sabor.
5. Frutos do Mar Caranguejo, lagosta e camarão podem desencadear reações severas de alergia. Na China, por exemplo, ocorrências alérgicas pela ingestão de camarão são as mais comuns.
6. Tomate A reação alérgica a tomate está normalmente associada ao uso muito frequente desse alimento na dieta.
7. Frutas cítricas Pessoas alérgicas a frutas cítricas podem facilmente apresentar carência de vitamina C. Nesse caso, é preciso recorrer a uma fonte suplementar dessa vitamina.
8. Refrigerante à base de cola e chocolate A sensibilidade a esses alérgenos é facilmente identificada.
9. Leguminosas Soja, ervilha e feijões também estão na lista dos alimentos que mais podem causar alergias.
10. Milho O milho, além de outras fontes como amido de milho, óleo de milho e farinhas à base do grão podem acarretar problemas alérgicos.
11. Castanhas e amendoim Quando não controladas, as aflatoxinas presentes nestes alimentos podem causar reação alérgica.
12. Temperos Entre as principais especiarias da culinária, a canela é um alérgeno comum.
13. Aditivos alimentares Corantes, conservantes e aditivos artificiais são alérdenos. Sulfitos, aditivos muito comuns utilizados em picles, cervejas, vinhos, refrigerante de cola, frutas e vegetais secos, cerejas ao marrasquino, batatas secas ou congeladas também podem provocar reações alérgicas
14. Fermento natural
O fermento natural, muito presente em pães, também pode trazer reações alérgicas no organismo.
Meninas sério mesmo, evitem esses alimentos 2 dias antes e depois desses procedimento invasivos para evitar reações adversas (procedimentos com hyaluronic pen, derma pen, derma roller, peeling profundo, micropigmentação, jato de plasma e outros que causam inflamação/sangramento na pele).
SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR.
PORQUE SEM SAÚDE NÃO HÁ ESTÉTICA.
♦️Para cursos online:
https://sthefanyfqueen.com/formacao-internacional/
♦️Para Ebook Gratuito:
Me acompanhe também nas redes sociais
Instagram @sthefanyfqueen
Facebook @sthefanyfqueen
Youtube @sthefanyfqueen
Comentarios